Oclusão
Oclusão dentária é o contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca. Em condições normais, os dentes superiores devem encobrir ligeiramente os inferiores, ou seja, o arco dentário superior deve ser um pouco maior que o inferior.
A má oclusão dentária é, então, qualquer alteração nesse mecanismo, que pode trazer danos para os dentes, gengivas, ossos, músculos, ligamentos e articulações.
Embora na maioria dos casos, a má oclusão seja muito leve e não necessite de tratamento, existem casos em que é bastante acentuada, sendo recomendado consultar um dentista para iniciar o tratamento, que pode incluir o uso de aparelhos ou cirurgia, por exemplo.
Disfunção DTM
A disfunção temporomandibular (DTM) surge a partir de um conjunto de fatores, como hábitos parafuncionais, alterações hormonais, severas maloclusões, traumas locais e alterações sistêmicas que levam ao desenvolvimento de alterações degenerativas articulares, como a artrite reumatoide e a fibromialgia.
Essa síndrome afeta milhares de pessoas, de qualquer idade, sexo ou raça, que muitas vezes pensam que sofrem de uma enxaqueca recorrente.
As principais queixas dos pacientes são relacionadas a sintomas dolorosos, limitação de abertura bucal, ruídos articulares, além de travamento em abertura e fechamento da boca. Também é comum o indivíduo apresentar otalgia e cefaleia.